Manifesto da Grafologia
Chegou a hora de iniciarmos a colheita de frutos que plantamos durante anos de nossas vidas e que há muito tempo atrás se iniciava através de grandes mestres, Jamin, Pulver, Xandró, Vels, Michon, Klages, Sherman, Honroth e muitos outros que nos iniciaram no mundo apaixonante da grafologia.
Foram anos de dedicação, sacrifícios, incertezas, ansiedades perdas e dificuldades que faremos valer a pena levando à frente o sonho de tornar esta profissão reconhecida e respeitada por toda a estrutura que a compõe e a faz ser tão importante nos mais diversos ramos de atuação.
Acreditamos que todo o esforço dedicado até aqui por tantos não tenha sido em vão e iniciamos mais uma jornada com um grande desafio a nossa frente a ser percorrido, o desbravamento de fronteiras, o reconhecimento internacional e a troca de experiências para darmos mais um passo rumo ao conhecimento.
Avançando no tempo marcaremos o curso da nossa existência plena, criaremos um mundo de possibilidades com profissionais éticos e que respeitem a herança deixada por grandes mestres da Grafologia.
Lutaremos em prol do reconhecimento e da valorização de nossa arte, daremos continuidade a esta ciência e designaremos novos rumos e novas utilizações, pesquisaremos e criaremos vínculos internacionais de ajuda mútua para crescimento e valorização do todo.
Será nosso dever fazer com que o inconsciente seja revelado, identificaremos os traços mais ocultos e enxergaremos a alma por trás das escritas que analisarmos, sempre com ética e respeito ao ser humano ”por trás” do que for escrito e das linhas que forem deixadas no papel.
Faremos com que o código de ética seja seguido e que a formação continuada seja parte constante do aprendizado coletivo e individual.
Colocaremos na história da grafologia no Brasil um novo capítulo de luta, reconhecimento e crescimento.
E que a sede pelo novo faça com que possamos transformar a Grafologia em profissão e desta profissão um orgulho de renome internacional.
Maria Claudia Silva – gerente de RH e Grafóloga
O desenvolvimento da Grafologia
A Grafologia é um técnica baseada em um estudo científico, pois há um método de analise e aplicação.
Eu sou Coordenadora de Recursos Humanos e utilizo a Grafologia como ferramenta de avaliação para os processos Seletivos, e Avaliação para promoções.
Tomei conhecimento da Grafologia em 2014, mas foi no início do ano de 2018, que busquei o aprofundamento nesta matéria.
Conforme estou avançando em meus estudos, me certifico cada mais que a Grafologia realmente traz resultados positivos na sua aplicação.
Para que esta ciência avance de maneira séria e eficaz, se faz necessário que exista uma entidade que a regulamente, para não haver distorções e mau uso na aplicação da técnica.
Senti uma enorme satisfação em saber da existência da Associação de Grafologia Grafo Brasil.
A Associação é uma entidade que irá ajudar os profissionais Grafólogos, com: cursos de atualização, seminários de temas específicos, no engajamento para a regulamentação da profissão no Brasil; irá atuar na fiscalização para que a grafologia não seja aplicada de maneira errônea.
Acredito que nós os profissionais Grafólogos, necessitamos de uma Associação que nos represente e lute por nossos direitos.
Muito Obrigada
Tânia Zaksas - Coordenador de Recursos Humanos
Benefícios da Associação à Grafologia
Acredito que a criação desta Associação irá agregar muito à Grafologia. Hoje temos muitos cursos de final de semana ou mesmo de meses que não dão o suporte necessário para a utilização correta da grafologia. Entendo que uma associação poderia unificar essa formação, o que traria mais credibilidade a categoria.
Posso dizer que a grafologia é um instrumento completo e eficaz de análise da personalidade e que, para mim, se tornou uma paixão além de ter se tornado um complemento profissional. Pretendo continuar me aprimorando cada vez mais e tornar a grafologia uma profissão.
Obrigada Grafologia Brasil
Ludmila Grant - Psicóloga
A Grafologia no desenvolvimento pessoal e profissional
Trabalho com Recrutamento e Seleção há 7 anos, durante todo esse tempo tive contato direto com a Grafologia. Esse contato gerou uma enorme curiosidade para conhecer e aprender sobre a metodologia. A principal questão que me intrigava era entender como é possível analisar tantos aspectos de uma pessoa através de sua escrita.
Há 3 anos iniciei meus estudos, e me surpreendi com tudo o que vi. Identifiquei-me desde o primeiro módulo com o conteúdo.
Utilizo muito a grafologia em meu ambiente de trabalho, me senti muito mais segura em minhas avaliações e consequentemente obtive uma maior assertividade nos processos seletivos, pois, somando a entrevista com a escrita é possível fazer uma análise bem mais completa do candidato.
Continuo meus estudos até hoje, buscando um aprimoramento e a formação como Grafóloga.
Cada módulo é um conteúdo inovador e muito agregador!
Vale ressaltar que utilizo a grafologia também para um autoconhecimento, diariamente paro para ver como está minha escrita e busco identificar nela meu crescimento profissional e os aspectos que preciso desenvolver ainda.
Resumindo, a grafologia mudou para melhor minha forma de trabalhar e clareou meus objetivos profissionais.
E uma certeza que eu tenho é que isso é apenas o começo!
Paula Exposito - Recrutamento e Seleção