Diversas áreas da empresa são imediatamente beneficiadas pela aplicação da grafologia. É o RH que atende as demandas de pessoas do negócio e que faz uso da ferramenta, como é comumente chamada a grafologia no meio empresarial. Em mais longo prazo, depois de dois a três anos de estudo contínuo, o aluno/profissional bem preparado poderá oferecer o serviço para as empresas no mercado.
"A prestação de serviço se define como qualquer atividade econômica que supre as demandas do mercado sem abranger uma mercadoria". Esta definição se aplica com eficácia à grafologia, pois não se trata de um produto tangível e sim de um trabalho específico que atenderá uma necessidade do negócio. "O próprio termo, serviço, significa servir uma demanda humana através de atividade em específico".
Recrutamento e Seleção de Pessoal
No apoio às necessidades das empresas, o mundo inteiro faz uso da grafologia, predominantemente no recrutamento e seleção de pessoal. Ao mesmo tempo, ao longo dos anos e em razão dos resultados de elevado acerto pelos grafoanalistas que não são amadores, conquistamos mais amplidão no trabalho realizado pelos profissionais críveis.
Os clientes validam com frequência a metodologia com as próprias contratações e é por isso que acabam admitindo os candidatos somente depois de recebido o laudo grafológico, embora não seja único nem definitivo no processo, mas por sua fidedignidade na resposta, torna-se um apoio valioso e imprescindível para as tomadas de decisão.
Primeiro era o R&S (Recrutamento & Seleção) quem se servia da grafologia, na admissão e promoção de funcionários, depois o treinamento nos trabalhos comportamentais para engajamento e melhoria contínua de resultados e, mais recentemente, a aplicação no desenvolvimento de carreira, na identificação de habilidades e direcionamento de áreas.
Atualmente, nós grafoanalistas também somos requisitados para os projetos de diagnóstico de áreas e para uma análise mais sistêmica que denominamos de "Saúde no Negócio" e com os resultados traçar planos de ação, redirecionamentos de profissionais e na maioria dos casos, zelar melhor pela "porta de entrada" para cuidar e manter a cultura organizacional. Trata-se de um projeto que envolve o RH, áreas e o CEO da empresa com reuniões de análises, hipóteses e conclusões. Comumente o projeto inclui os feedbacks para os diferentes níveis e cargos a fim de que cada profissional possa se conhecer sob outra lente de investigação de personalidade.
Orientação Vocacional
O serviço em grafologia abrange a orientação vocacional e tem perspectivas para ser utilizada nas escolas de ensino médio, através dos professores, cujos alunos encontram muita dificuldade em identificar habilidades e fazerem suas escolhas profissionais.
Pessoalmente, considero ser a pupila dos olhos o trabalho de avaliação com feedback que denomino de "Um olhar para si", a análise grafológica com retorno para aquele que escreve e solicita este olhar, porque a pessoa por si não o consegue. Augusto Vels, grafoanalista espanhol, já dizia: "A grafologia tem a vantagem de nos dar uma imagem fiel do indivíduo; feita por ele mesmo".
Contudo, não basta somente oferecer o serviço, é preciso estar de fato bem preparado, o que afirmo há anos na minha prática profissional. São muitos os desafios com as escritas, as identificações de competências novas que surgem com a evolução dos tempos, são diferentes as questões dos clientes que requerem a efetiva necessidade de se tomar uma decisão apoiado no laudo grafológico.
A pressa literal que o requisitante tem para fechar a vaga é a mesma com que ele solicita a avaliação, situação para a qual não pode haver concessão no resultado. Há numerosos exemplos que demonstram que a escolha errada tem um preço alto e não somente para o negócio, mas também para o profissional em si. Ao estabelecer a proposta é preciso alinhar o prazo, tipos de laudos possíveis para as demandas e os valores correspondentes ao serviço. Grafologia não é um produto tangível; é intangível. Portanto, pense em como precificar o serviço prestado e, para te ajudar, conheça a proposta de parâmetros fixada no site da Associação AGGBR. Considere o nível de conhecimento e de experiência que você possui e converse com pessoas que desenvolvem este trabalho.
"O setor de serviços é um dos grandes componentes da economia, sendo também um enorme gerador de empregos no Brasil. Representa 70% dos empreendedores do país, contribui com 30% do PIB (Produto Interno Bruto) de acordo com os dados do IBGE/2020 apresentados pela Agência Brasil.
Por fim, destaco a responsabilidade ao escolher esta prática de trabalho em relação ao conhecimento técnico, ao posicionamento na conclusão da análise e na entrega com excelência para além do combinado de modo a impactar e transformar.
Reitero que se constrói uma reputação durante anos de trabalho, mas é num instante que se perde a credibilidade ante a um serviço mal feito.
O cliente satisfeito continua investindo pedidos e indica outros!
Cristianne Valladares
Grafoanalista – Membro efetivo 03 AGGBR
07.2023
Fonte dados: www.blog.bling.com.br/prestacao-de-servico/